Serviço Social

Questão urbana e Serviço Social

Teresa Hilda Bezerra Souza Costa e Rochelly Euzébio de Lima

Refletir sobre a prática profissional do Serviço Social nos trabalhos que são atribuídos à categoria, quando estes são decorrentes das complexas dimensões que perpassam pela questão urbana na contemporaneidade, requer uma análise preliminar de uma série de elementos preponderantes para a configuração dessa problemática.

Tendo em vista o decorrer de alguns anos desde a realização da II Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos – Habitat II, os indicadores urbanos nos revelam que as propostas afirmadas em Istambul acerca das aspirações universais de garantia de moradia digna e de assentamentos urbanos mais seguros, sustentáveis e integrados como um direito humano não se concretiza até hoje.

Fortaleza, como tantas outras cidades, é vitrine desses indicadores. São flagrantes as desigualdades na distribuição de renda, somada a segregação sócio-espacial, escassez de políticas públicas e a crescente precariedade das condições de vida da população. O uso e a ocupação dos espaços urbanos não se dão a contento, mostrando-nos que o direito à cidade, isto é, o direito de viver em condições propícias à habitação, não tem sido de todos e todas que constroem a cidade. Tem sido na verdade, um expoente de “exclusão e de perpetuação de privilégios e desigualdades”.(Rolnik, 2002).

Diante disso, parece-nos urgente resgatar a importância e necessidade de construirmos uma política urbana que possibilite um real compartilhamento dos serviços públicos e equipamentos coletivos; que privilegie em suas diretrizes a elaboração e realização de planos e estratégias que possam assegurar, com justiça e ética, a distribuição dos espaços urbanos para que os mesmos sejam a cidade de todos e todas, uma vez que este é um espaço vivido por todos e todas. Cabe aqui então pontuar alguns marcos considerados essenciais na trajetória da política urbana nacional para se chegar até a compreensão acima mencionada.

Fonte: Google
  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: